Consciência fonológica
11-12-2013 19:19
As crianças que apresentam dificuldade em processar fonologicamente a língua, têm maior probabilidade de apresentarem dificuldades.
O insucesso escolar de muitos alunos no 1.º ciclo está muitas vezes associado, entre outros fatores, ao baixo desempenho linguístico, que acaba por comprometer as suas aprendizagens, nomeadamente na aquisição da leitura e da escrita. Os alunos que, por variadíssimas razões, apresentam um desempenho linguístico inferior ao esperado para a sua faixa etária, iniciam o processo de aquisição da leitura e da escrita tendo que lidar com suas dificuldades de linguagem oral o que, muitas vezes, pode ser uma das causas do insucesso na alfabetização. Vários estudos realizados têm chamado a atenção para a importância do desenvolvimento da consciência fonológica para a aquisição da leitura e escrita. De acordo com esses estudos, as crianças que apresentam dificuldade em processar fonologicamente a língua, têm maior probabilidade de apresentarem dificuldades ou mesmo um atraso na aquisição da leitura e da escrita. Uma vez que é necessário possuir um nível mínimo de consciência fonológica para iniciar o processo de alfabetização com alguma margem de sucesso, é crucial desenvolver junto das crianças, ainda em fase pré-escolar, atividades que ajudem a desenvolver as suas capacidades linguísticas. É desejável que as crianças, ao deixarem o jardim-de-infância, sejam capazes de demonstrar alguma capacidade para detetar, em palavras, semelhanças e diferenças entre sons iniciais e finais, segmentar, substituir e combinar sílabas e fonemas.
O desenvolvimento da consciência fonológica visa essencialmente levar a criança a compreender como a linguagem oral pode ser dividida em componentes menores que podem ser manipulados, como por exemplo frases em palavras e palavras em sílabas.
A terapia da fala é a forma mais indicada para ajudar as crianças com problemas linguísticos mais acentuados.

Fonte:https://www.paisefilhos.pt/index.php/actualidade/noticias/6753-consciencia-fonologica
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