Dia Internacional da Síndrome de Down

21-03-2014 00:00

“Ter + 1 cromossoma não muda quem somos.”

No dia 21 de março comemora-se o dia internacional da Síndrome de Down, também conhecido por Trissomia 21. 

A síndrome de Down é uma doença genética causada por um defeito de duplicação do DNA. Em vez de duas cópias do cromossoma 21, portadores da síndrome têm três cópias. A ONU estima que, a cada ano, nascem de 3 a 5 mil crianças com a alteração cromossómica. No Brasil, de acordo com o Ministério da Saúde, a cada 600 a 800 nascimentos, uma criança tem a síndrome, independentemente de etnia, gênero ou classe social. Entre as características físicas associadas à síndrome de Down estão: olhos amendoados, maior propensão ao desenvolvimento de algumas doenças, hipotonia muscular e limitações cognitivas. Em geral, as crianças com síndrome de Down são menores em tamanho e seu desenvolvimento físico e mental são mais lentos do que o de outras crianças da sua idade. Também é importante destacar que a síndrome de Down não é uma doença, e sim uma condição inerente à pessoa, portanto não se deve falar em tratamento ou cura. Entretanto, como esta condição está associada a algumas questões de saúde que devem ser observadas desde o nascimento da criança.

Esta data foi criada em 2006 com o objetivo de valorizar as pessoas com Down, consciencializar a sociedade para a importância da promoção dos seus direitos e, assim, permitir que tenham uma vida plena e digna, como membros participativos da sociedade.

Fonte: revistacrescer.globo.com/Bebes/Saude/noticia/2014/03/sindrome-de-down-apae-lanca-campanha-para-promover-inclusao.html

 

Clique na imagem para visualizar o vídeo

—————

Voltar