Inclusão e Integração - Diferenças
04-02-2014 21:52
Inclusão e integração são termos que em muitas situações se utilizam como conceitos semelhantes, com o mesmo significado, nomeadamente em contexto educativo. Inclusão e integração não são palavras sinónimas.
Passar da exclusão para a inclusão pressupõe um longo processo de mudança e evolução. No meio dessa transição situa-se a integração. Mas é preciso ir mais longe, passo a passo, sem esquecer que o objetivo final é sempre a inclusão.
Inclusão e Integração: 10 diferenças
- A inclusão NÃO não se centra na deficiência diagnosticada. Centra-se nas suas capacidades.
- A inclusão educativa NÃO não se destina à educação especial, mas à educação em geral.
- A inclusão NÃO pressupõe mudanças superficiais do sistema, pressupõe transformações profundas.
- A inclusão NÃO se baseia nos princípios de igualdade e competição, baseia-se nos princípios de equidade, cooperação e solidariedade.
- A inclusão educativa centra-se na sala de aula e NÃO no aluno.
- A inclusão NÃO procura procura aproximar a pessoa a um modo se ser, pensar e atuar de forma “normal”. Aceita cada um tal como é, reconhecendo cada pessoa com as suas características individuais.
- A inclusão NÃO é dar a todas as pessoas o mesmo, mas SIM dar a cada um o que necessita para poder desfrutar dos mesmo direitos.
- A inclusão NÃO procura mudar ou corrigir a diferença da pessoa, mas SIM enriquecê-la.
- A inclusão educativa NÃO procura que a criança se adapte ao grupo, procura eliminar as barreiras com as quais se depara e a impedem de participar no sistema educativo e social.
- A inclusão NÃO disfarça as limitações, porque elas são reais.

Fonte: https://www.dobleequipovalencia.com/inclusion-e-integracion-10-diferencias/ (texto traduzido)
—————
Voltar