Musicoterapia: Educar através da Música!

12-03-2014 19:38

 

“A música cria imagens mentais, fantasias num mundo imaginário, sendo ao mesmo tempo uma atividade concreta, positiva, com as suas leis físicas, lógicas em domínios muito variados. Estes são alguns atributos da música que lhe dão um carácter terapêutico, mas o principal é música ser uma linguagem não-verbal e um meio único de comunicação.” (Juliette Alvin, 1973)

 

 

A música é universal para os seres humanos e, como as outras artes, é tão básica como a linguagem para a existência e o desenvolvimento humano. Através dos sons produzimos música, aprendemos a conhecer-nos a nós próprios, aos outros e à vida e, através da música são mais capazes de desenvolver e sustentar a imaginação e criatividade.

De acordo com a definição da FEDERAÇÃO MUNDIAL DE MUSICOTERAPIA (WFMT), “a Musicoterapia é a utilização da música e/ou de seus elementos (som, ritmo, melodia e harmonia), num processo sistematizado de forma a facilitar e promover a comunicação, o relacionamento, a aprendizagem, a mobilização, a expressão e organização de processos psíquicos de um ou mais indivíduos em ordem à recuperação das suas funções (mentais, físicas ou emocionais), no desenvolvimento do seu potencial e na aquisição de uma melhor qualidade de vida”.

As crianças com Necessidades Educativas Especiais (NEE) apresentam distúrbios no desenvolvimento cognitivo, motor, relacionados com a dificuldade de comunicação e interação social. O Decreto-lei nº3/ 2008 de 7 de janeiro remete para o “planeamento de um sistema de educação flexível (…) que permita responder à diversidade de características e necessidades de todos os alunos”. A Musicoterapia (MT) veicula benefícios a todos os alunos com NEE no decorrer do processo, facilitando os processos de aprendizagem, de autonomia e de adaptação ao contexto escola. A MT utiliza sons e/ ou músicas com objetivos terapêuticos, focando as dificuldades e necessidades de casa ser humano, procurando alternativas e formas de desenvolvimento.

Sensibilizar e estimular as crianças para música é um fator importante para o desenvolvimento de estímulos no ser humano, tornando indispensável sua utilização na aprendizagem de crianças portadoras de NEE, uma vez que estas, geralmente reagem à música aliviando a tensão emocional, superando os seus medos e as dificuldades de foro comportamental, intelectual, social e espiritual. 

 

 

Fonte: Terapia da Música e do Som em Crianças com Necessidades Educativas Especiais

—————

Voltar