
A Inclusão das crianças e jovens com NEE é responsabilidade dos professores que os acolhem nas escolas, o que faz deles professores inclusivos. Porém, sendo ainda inexistente a formação adequada e contínua (e também obrigatória) de todos os professores que trabalham com alunos com NEE, importa refletir sobre o perfil dos professores inclusivos.
A Agência Europeia para o Desenvolvimento da Educação Especial elaborou um documento que aborda esta temática, Formação de Professores para a Inclusão - PERFIL DE PROFESSORES INCLUSIVOS, e onde identifica quatro valores fundamentais, relacionados com o ensino e a aprendizagem, para o trabalho de todos os professores em contextos inclusivos:
1. Valorização da diversidade – a diferença é considerada um recurso e um valor para a educação;
2. Apoiar todos os alunos – os professores têm elevadas expectativas sobre os resultados a atingir por todos os alunos;
3. Trabalho com outras pessoas – colaboração e trabalho em equipa são metodologias essenciais para todos os professores;
4. Desenvolvimento profissional e pessoal – o ensino é uma atividade de aprendizagem e os professores assumem a responsabilidade pela sua aprendizagem ao longo da vida.
Neste sentido, o acesso ao ensino regular, só por si, não é suficiente; participação significa que todos os alunos estão envolvidos em atividades de aprendizagem que sejam significativas para eles. O professor tem uma influência fundamental sobre a autoestima dos alunos e, consequentemente, sobre o seu potencial de aprendizagem; os alunos aprendem de maneiras diferentes e estas podem ser utilizadas para apoiar a sua própria aprendizagem e a dos seus pares; as expectativas dos professores são um fator determinante do sucesso e, portanto, é fundamental ter expectativas elevadas relativamente a todos os alunos. O professor deverá ser um comunicador eficaz, a nível verbal e não-verbal, que responde às necessidades dos alunos, pais e outros profissionais; ver a comunicação e a colaboração com os pais e as famílias como sua responsabilidade.
Importa, pois, que todos os professores adotem uma postura aberta, positiva e colaborativa, não esquecendo que a reflexão das suas práticas pedagógicas deverá ser uma constante do seu-dia-a-dia.
Fonte: Formação de Professores para a Inclusão - PERFIL DE PROFESSORES INCLUSIVOS
